Os homens precisam de adversários

Os homens precisam de adversários. E por homens entendo a humanidade mesmo, supondo que isso possa perfeitamente se extender às mulheres.

Kierkegaard era cristão e imaginava o cristianismo como uma constante inquietação, não o teatrinho que era (era?) na sua época. A idéia toda é bem parecida com a de Nietzsche, se alguém pensar nisso a fundo. Só que Nietzsche não sentia sua inquietação filosófica por ter que decidir entre a moral de uns e a moral de um, mas sim porque este um em questão pra ele não existia então ele se irrita com uns e outros por aqui mesmo.

O cristianismo inquietante não pega por aí em todo lugar porque há pessoas que já tem muito com o que se preocupar, então, elas já tem inimigos, e buscam no cristianismo conforto, não mais um inimigo.

A questão toda é que há coisas que possamos fazer a respeito… Talvez possamos começar a definir o egoísmo, o egocentrismo, como a total incapacidade de enxergar os outros como protagonistas de suas próprias histórias, vendo-os apenas como coadjuvantes da sua própria. Seria o individualismo, pois, a noção de que nem todas as histórias devem ser iguais, e que os diferentes antagonistas existem e ninguém tem nada exatamente a ver com isso.

Talvez possamos também, já que entendemos nossa propensão para batalhas, transformar nossa propensão para batalhas em um propensão para jogos. O que são jogos, esportes, se não batalhas em que ninguém morre? Ou, bem, enfim, normalmente não?

Tinha mais, mas a idéia geral é essa.

Anúncios
Esse post foi publicado em KSTXI Agency - Rede Discordiana de Comunicação ´Patafísica. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s